Home
Cineclube Catavento Bollywood

Foto da primeira sessão do Cineclube Catavento em março de 2012, no Museu da Imagem e do Som de Campinas

O Cineclube Catavento nasce no final de 2011 e inicia seu exercício de ação pública em março de 2012, tendo como sede o espaço mensal do aparelho público cultural Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS). Ali iniciava-se não só uma ação cineclubista mas principalmente um processo de formação descentralizado das relações e meios convencionais impostos pela sociedade capitalista na qual vivemos.

Esse momento marca um contexto histórico e político fundamental na história do cineclubismo no Brasil e no mundo devido à vários fatores, mas ali, poucos dos que iniciavam a participação à essa prática tão difundida poderiam dizer que tinham a dimensão do quão revolucionária e transgressora eram as configurações daquelas
atividades “singelas” de exibir e debater filmes.

Ainda com o nome de Coletivo Ajuntaê, o Cineclube Catavento nasceu participando da recém-formada Rede Fora do Eixo, ainda se empoderando dos processos de produção, troca e circulação de conhecimento, apropriando-se da internet enquanto um dos principais meios na recém-nascida era digital do audiovisual e cinema. Inserido nessa rede, forjou-se a DF5, uma distribuidora on-line e descentralizada que plantou muitas sementes mas não teve a organização suficiente para cuidar e semeá-las.

Como todo espaço abandonado espasma de um processo de ócio produtivo, outras construções ganharam forma e conteúdo, encontraram outros ductos. A ideia que a princípio sustentou a distribuidora permaneceu, somando-se à outras experiências que coexistissem sem a necessidade de intermediários e uma delas, com certeza, era o MIS Campinas e a prática da formação por meio de trocas humanas.

Através dessas experiências iniciais, disparou-se uma pesquisa profunda e contatos com produtores audiovisuais, distribuidoras, festivais e mostras de audiovisual independentes, redes de pontos de cultura, coletivos, cineclubes e produtores que tinham uma gama imensa de ideologias e relações com a produção de filmes numa perspectiva de organização e mobilização para que ações cineclubistas acontecessem em uma lógica comunitária e participativa.

Hoje podemos afirmar que o Cineclube Catavento, atuando dentro do Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS), é resultado, acúmulo e consequência de um longo processo histórico que advém das experiências de resistência da prática cineclubista e dos avanços tecnológicos do setor audiovisual, mas não só.

O Cineclube Catavento, com todo o conhecimento acumulado neste período, advindas destas relações de gestão e produção de cineclubismo, está em um momento de organização do acervo de todo o material exibido nesses quase quatro anos de prática, no MIS Campinas e fora dele. Nessa formação e empoderamento histórico-político-
cultural gerado, já percebe algumas questões sobre o que é necessário avançar para que essas ações sejam ainda mais efetivas, acessiveis e participativas do que têm sido até então.

Estamos na perspectiva de organizar um site web de catalogação do acervo do Cineclube Catavento para a consulta, cardápio e solicitação de filmes para debates na cidade. A partir dele, pretende-se incentivar práticas cineclubistas, o conhecimento, o acesso e a autorização prévia de filmes já exibidos pelo Catavento, para o fomento e a prática cultural de assistir e debater filmes em outros lugares e espaços da cidade, pelas mãos e
sensibilidade de outros agentes culturais.

Atualmente, o Museu da Imagem e do Som de Campinas, através dessa construção partilhada de espaços e práticas de conhecimento, torna-se uma caixa de ressonância cultural para a cidade. É, na perspectiva de quem escreve esse artigo, o melhor cinema da cidade de Campinas e região, além de uma universidade política-cultural construída de forma majoritariamente autônoma.

“Para se caracterizar uma ação cineclubista é preciso exibir filmes para debater filmes. Os
filmes só existem quando são exibidos e discutidos, esse é que é o espírito do
cineclubismo”. Orestes Toledo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s