Home

No dia 24 de Agosto, pela manhã, faremos a exibição, seguida de debate, do filme “Marias das Ruas” na Casa da Gestante, unidade de acolhimento para gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) que vivem em situação de vulnerabilidade social e precisam de proteção e cuidado integral em saúde.

Sobre o filme: A reportagem começa em uma casa de acolhimento de pessoas em situação de rua em Bauru. Foi a situação em que se encontrava o único centro público para esse grupo da cidade que impressionou: o galpão é improvisado, e a higiene do espaço é feita por quem o frequenta, já que faltam funcionários.

A maior cidade do centro-oeste paulista é rota de muitos moradores e moradoras de rua. O que já foi o maior entroncamento ferroviário do país, a Estação, hoje é o encontro de diversos movimentos sociais e também daqueles que não tem moradia para passar a noite. Entre esses, mulheres grávidas, com medo de perder seus filhos ao nascerem, tendo que se proteger das violências do espaço público — muitas vezes, as mesmas violações que as fizeram sair de casa.

Na Praça da Sé, centro da maior cidade da América Latina, observamos semelhanças. No marco zero de São Paulo há uma síntese da nossa sociedade: em poucos metros uma Igreja Católica, o Palácio da Justiça, a Guarda Civil Metropolitana, a Câmara de Vereadores e diversas pessoas em situação de extrema pobreza usando o maior ponto turístico da cidade para sobreviver. Em sua imensa maioria homens, e não mulheres.

Nossa investigação mostra um retrato das violações que essas mulheres sofrem quando ocupam, ainda que por falta de opção, o território público, e não o lar.

Realização: Estudantes de jornalismo da Unesp Bauru: Ana Carolina Moraes dos Santos, Ana Carolina Ribeiro dos Santos e Daniels Arcanjo Rodrigues.

Ano: 2017

Local: Casa da Gestante – Rua Dona Rosa de Gusmão, 686 – Jardim Chapadão – Campinas/SP.

Horário: 10h.