Home

CineclubeCatavento1Semestre2016

O Cineclube Catavento prioriza a circulação livre de filmes nacionais e o acesso ao conhecimento por meio do audiovisual em uma curadoria participativa e colaborativa entre redes, grupos produtores e movimentos sociais. Já acontece a pouco mais de três anos dentro do Museu da Imagem e do Som de Campinas e tem a perspectiva também de levar cineclubes para espaços públicos, praças, ocupações urbanas, escolas, centros culturais, entre outros.

O Cineclube Catavento lança a sua programação do primeiro semestre de 2016 e convida todos e todas para participarem das sessões de exibição de filmes nacionais e dos debates temáticos dentro do circuito independente e/ou alternativo de cinema da atualidade. A curadoria vai de fevereiro a junho, com uma exibição por mês e as sessões do Cine Catavento acontecem no Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) sempre às 19h, gratuitamente. Veja abaixo toda a programação.

Veja a programação completa

Vozeria

25 de Fevereiro – 19h00

Filme: Vozeria

Realização: Raphaela Comisso e Teresa Sanches.

Sinopse: Vozeria é uma “ressonância de múltiplas vozes”. O documentário, financiado através do Catarse, leva esse nome porque articula depoimentos de oito pessoas importantes do movimento social, que trazem à tona reflexões sobre gênero, sexualidade e direitos humanos, tendo em vista os papéis que a linguagem assume na produção e manutenção de violências.

Entrevistadxs: Amara Moira, Amelinha Teles, Dário Neto, João W. Nery, Laerte Coutinho, Luana Hansen, Luís Arruda, Majú Giorgi.

Tupiniqueens24 de Março – 19h00

Filme: TupiniQueens

Realização: João Monteiro.

Sinopse: O filme “TupiniQueens” retrata a cena drag paulistana, apresenta a transformação do status marginalizado ao mainstream das drag queens e conta com depoimentos e apresentações de artistas nacionais e ex-participantes do Rupaul’s Drag Race. Mais que personagens do entretenimento da noite, as drag queens Amanda Sparks, Gloria Groove, Ikaro Kadoshi, Lorelay Fox, Malonna, Marcia Pantera, Penelopy Jean, Samantha Banks e Tiffany Bradshaw demonstram que a pluralidade da arte não tem limites. Adore Delano, Alaska Thunderfuck 5000, Latrice Royale, Milk, Raja e Shangela representam o fenômeno internacional das drag queens e destacam a experiência de se apresentar no Brasil e a relação com público. A diversidade das formas de expressão por trás das inúmeras camadas de maquiagem, roupas extravagantes, perucas coloridas será representado por elas: as TupiniQueens.

AvantiPopolo2

28 de Abril – 19h00

Filme: Avanti Popolo

Realização: Michael Wahrmann.

Sinopse: Um dia, André encontra uma série de películas Super 8mm, filmadas por seu irmão durante a ditadura militar dos anos 1970. Com estas imagens, ele se lembra das histórias vividas por seu pai, um homem que até hoje espera pelo filho, desaparecido há mais de 30 anos.

 cine

26 de Maio – 19h00

Filme: Ciné – O Pulsar Coletivo dos Cineclubes em São Luís

Realização: Élida Aragão.

Sinopse: Se o povo não vai ao cinema, o cinema tem que ir onde o povo está! Este é mote de Ciné, que percorre os caminhos do cineclubismo em São Luís – berço de importantes cineastas locais e do Festival Guarnicê de Cinema. Com depoimentos de cineclubistas e cineastas do Maranhão, resgata a história das primeiras práticas cineclubistas ocorridas na cidade, do primeiro cineclube ludovicense, e traz um panorama dos atuais cineclubes em atividade.

Estrada para Ythaca-01

23 de Junho – 19h00

Filme: Estrada Para Ythaca

Realização: Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes, Ricardo Pretti.

Sinopse: Quatro amigos em luto – interpretados pelos próprios diretores – partem numa viagem até a cidade natal do amigo falecido, depois de uma noite de bebedeira. Ythaca, mais do que um lugar, é um caminho que envolve amizade, silêncio, descoberta e cinema.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s