Home

Na última quarta-feira, 24 de abril, os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), da escola EMEF Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco,  fizeram uma ocupação cultural onde a agenda principal das atividades artísticas foram suas próprias experiências e expressões. O evento veio numa crescente quanto as pautas de ensino potente foram sendo identificadas dentro das linguagens do grafite, da música, da poesia, do audiovisual  intervenção cênica de Macbea do livro A Hora da Estrela –  Clarice Lispector,  projeção de fotos e vídeos (captados no decorrer dos trabalhos), exposição de bordados e artesanatos da região nordeste e dos esportes de rua.

A cobertura colaborativa em vídeos e fotos também fez parte da matéria prima dos trabalhos desenvolvidos. Feita também pelos alunos, a geração de  registro e memória por meio de seus olhares e sensibilidades trouxeram a legitimidade do processo, quando eles mesmos produzem sua própria mídia. Todo este movimento terá fechamento simbólico e reflexivo no fechamento com edição e postagem dos materiais, nas redes multimídia da escola (blog, grupo no facebook e mídias impressas).

A experiência de uma atividade cultural dentro da escola, com uma programação feito totalmente pelos recursos cognitivos dos alunos, fez com que o resultado tivesse uma pluralidade imensa de olhares, falas, poesias e toques dentro de um mesmo espaço. Os alunos se tornam interlocutores e professores dos agentes orientadores dentro da escola, o papel se inverte e a responsabilidade se aflora dos dois lados, nivelando todo tipo de relação dentro dos espaços educacionais.

zikadobangue

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s