Home

catavento04.04.2013

Brasília Teimosa é um bairro de Recife onde o filme dirigido por Gabriel Mascaro estimula uma ficção em meio a registros documentais caseiros/amadores do apoderamento popular da tecnologia audiovisual. O título “Avenida Brasília Formosa” brinca com o nome do bairro tão diverso quanto único, na realidade do meio na capital de Pernambuco.

A linha narrativa é traçada conforme enxergamos as relações entre personagens reais e a representação dos mesmos, se desenrola no dia a dia evidenciando as possibilidades do convívio em diversos pontos de vista, do exercício do olhar cognitivo de cada ser humano.

O limiar com a ficção é o recorte do diretor, que faz sua intervenção na realidade dos personagens por meio da reencenação de cenas de suas vidas, que re-estabelecem uma rede de relações fictícias por meio das tecnologias da ferramenta audiovisual, a influência da televisão nestes exercícios e a sua busca estética a reproduzir uma cultura ora  social (macro), ora familiar/íntima (micro). A fim de revelar a multiplicidade de sentidos e significados para dentro e além do tradicional bairro popular de Recife.

O filme será exibido no @Museu da Imagem e do Som de Campinas, pelo @Cineclube Catavento, e tem a duração de 85 minutos. Foi co-produzido por: @Gabriel Mascaro, @Plano Nove Produções, @TV Universitária de Pernambuco, @ABEPEC – Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais.

Sinopse: Fábio é garçom e cinegrafista. Registra importantes eventos no bairro de Brasília Teimosa (Recife). No seu acervo, raras imagens da visita do presidente Lula às palafitas. Fábio é contratado pela manicure Débora para fazer um videobook e tentar uma vaga no Big Brother. Também filma o aniversário de 5 anos de Cauan, fã do Homem Aranha. Já o pescador Pirambu mora num conjunto residencial construído pelo governo para abrigar a população que morava nas antigas palafitas do bairro, que deu lugar à construção da Avenida Brasília Formosa. O filme constrói um rico painel sensorial sobre a arquitetura e faz da Avenida uma via de encontros e desejos.

O quê? Cineclube Catavento apresenta: “Avenida Brasília Formosa”

Quando? Quinta-feira (04/04) às 19h30

Quanto? GRATUITO

Onde? MIS (Museu da Imagem e do Som) Campinas – R. Regente Feijó, 859, Centro – Campinas/SP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s