Home

100_0997

Nesta segunda-feira, dia 18, às 19h30, no MIS Campinas (Museu da Imagem e do Som), o Ponto de Cultura Nina-Griô realizará o Círculo de Cultura Transformadora. Nesta primeira edição de 2013, o círculo recebe Iván Nogales (Bolívia) como convidade e Célio Turino como mediador. O convidado está fazendo uma circulação por pontos de culturas do Brasil para articular a Caravana Por La Paz, caravana que segue para o I Congresso Cultura Viva Comunitária. O Coletivo Moinho mais uma vez dá suporte técnico para transmissão on-line, no canal livre da web: Pós TV. Acompanhe logo mais, às 19h30.

392863_464825166920539_701520067_nMais Informações:
O boliviano Iván Nogales é sociólogo e desde 1980 desenvolve várias iniciativas relacionadas com teatro, comunidade e educação. Trabalhou com agricultores, mineiros, mulheres, migrantes, crianças e jovens de rua nos subúrbios de El Alto, Cochabamba e Santa Cruz (Bolívia).

Em 1989, criou a organização COMPA (Produtores da Comunidade Artes), onde nasceu um de seus pilares: o TRONO TEATRO, que estimula comunidades onde está instalado por meio de diversas atividades culturais, como filmes, mostras de arte, biblioteca, teatro, cultura tradicional, entre outras, que são sua principal ferramenta de transformação social, desenvolvendo um trabalho de referência reconhecido por dezenas de órgãos espalhados pelo mundo.

O TRONO TEATRO e a Metodologia COMPA são baseados no trabalho coletivo e na participação ativa de seus membros, apesar de considerar importante o crescimento individual.

Iván Nogales é referência na América Latina em instigar, proporcionar e alinhavar comunidade, arte e educação e, através desta aliança, fazer emergir uma sociedade transformadora.

É esta experiência que Iván Nogales vem partilhar e, mais ainda: vem falar sobre o 1° Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, estando ele à frente na coordenação e mobilização deste evento que acontecerá de 17 a 22 de Maio de 2013, na cidade de La Paz (Bolívia) e que reunirá mais de 600 representantes de todos os países do continente, participantes de redes de organizações de Cultura Viva Comunitária (Pontos de Cultura, Centros Culturais, Bibliotecas Populares, Grupos de Teatro Comunitário, Coletivos de arte de rua, Muralismo, Circo Social, Música, Dança, Cultura Digital, Software Livre, Hip-Hop, Rádios e Canais de TVs Comunitárias, Escolas populares de Arte e transformação Social, etc). A presença de Nogales em Campinas também registra a passagem da Caravana pela Paz, uma comitiva de Pontos de Cultura e coletivos culturais que estão se mobilizando em caravana, rumo ao Congresso de La Paz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s